PANQUECA
Variar o almoço ou o jantar de vez em quando é bom, não é mesmo? Ou quem sabe fazer algo especial no fim de semana. Eu, quando quero comer algo gostoso e diferente, faço panquecas. Demora um pouquinho, eu sei... mas ficam tão boas que compensa o tempo na cozinha.
A receita que trago aqui tem um toque muito especial que vai realçar o sabor da massa. Vamos acrescentar manteiga noisette. Lembra dela? A do post anterior? Sim! Ela mesmo. Se você não a fez ainda, vai ter a chance agora de ter sua cozinha perfumada por ela e comer sua panqueca "rezando"...
Para a massa:
500 ml de leite
3 ovos
200 g de farinha
20 g de manteiga
Sal a gosto
Comece preparando a manteiga. Numa frigideira, coloque a manteiga e, em fogo baixo, derreta-a. Ela vai começar a espumar e, em seguida, vai soltar seus sólidos no fundo da frigideira e mudar de cor. O cheiro lembra nozes torradas. Reserve.
Se tiver dúvida em como fazer, clique aqui para ver o passo a passo.
Num bolw, peneire a farinha e acrescente o leite, os ovos, o sal e a manteiga. Misture com o fouet e deixe a massa descansando.
Pode usar o liquidificador também. Mas sempre deixe a massa descansar, pelo menos 15 a 20 minutos para que o glúten da farinha relaxe e você não perca nenhuma panqueca sequer. Enquanto isso prepare seu recheio. Eu usei carne moída e depois fiz um molho para cobrir.
Como a panqueca é versátil, você pode usar o recheio que quiser, doce ou salgado e comer em qualquer hora do dia, inclusive no café da manhã. Recheie com presunto e queijo ou com mel e frutas...
Na mesma frigideira em que você preparou a manteiga noisette, comece a fazer suas panquecas. Coloque a massa com uma concha e gire a frigideira para que a massa se espalhe no fundo. Quando a panqueca desgrudar, vire do outro lado. Disponha em um prato para rechear.
Coloque seu recheio preferido, enrole e coloque em um refratário. Cubra com o molho e desfrute.
Agora, me conta como você recheou sua panqueca.
Beijocas e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário